Abacaxi contém muitas vantagens para saúde. Além de nutrientes variados e bem rico em água o que ajuda a hidratar. E você sabia que o abacaxi também contém uma enzima que se chama bromelina e que contribui bastante na digestão? Essa enzima está mais concentrada no miolo do abacaxi, aquele que muita gente joga fora… se você faz isso, não faça mais, ok?
O abacaxi melhora a fluidez do sangue contribuído para saúde do sistema circulatório. A fibrina é uma proteína da coagulação e faz espessamento de sangue e a bromelina presente no abacaxi, auxilia na quebra da fibrina, funcionando como um diluidor do sangue. Isso significa que pode permitir que o sangue flua mais livremente através do sistema circulatório e também apresenta propriedades diuréticas. Sangue mais fino está associada a menores chances de acidente vascular cerebral, ataque cardíaco, diminuição da pressão arterial e de problemas circulatórios.
Abacaxi é excelente para aumentar a imunidade pelo seu conjunto de nutrientes. Ele conta com vitamina C, cobre e zinco que ajudam de alguma forma o organismo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e prejudiciais e sequestrar radicais livres pró-inflamatórios.
Outro ponto importante, sabia que ele também é essencial nos processos de desintoxicação? Inclui-lo com frequência ajuda o organismo a eliminar toxinas que tendem a se acumular dentro das nossas células.
O abacaxi também é diurético. Ou seja, seu consumo está associado a uma maior eliminação de líquidos.
Consuma o abacaxi em fatia, associe a ele raspas de limão, canela, óleo de coco, coco ralado. Evite tomar o suco somente dele sozinho, associe em sucos verdes, ou faça chás e aromatize águas com ele. Ele combina com hortelã, em preparações salgadas também cai muito bem. É bem versátil.