Batata doce e Cenoura Assadas


Por Letícia Bittencourt – www.cozinhavibrante.com.br

Às vezes bate aquele desejo de batata frita, mas nossa consciência pesa. Para esses momentos, essa receita de batata doce e cenoura assadas é um alento. Elas ficam tostadinhas e crocantes e parecem até que foram fritas. 

 IMG_7280

Ingredientes:

2 cenouras grandes
4 batatas doces (ideal é a de cor salmão)óleo vegetalsal a gostouma pitada de páprica picanteuma pitada de tempero para chimi churri (a mistura seca, sem azeite)*

* À venda em supermercados ou quitandas. 

Pré-aqueça o forno a 200°-220°.

Descasque, lave e seque bem as cenouras e as batatas. Não precisa descascar as batatas com perfeição. O segredo é secá-las bem pois quanto mais secas, mais crocantes elas ficarão depois de assar.

Corte-as no sentido do comprimento, como se fossem batatas fritas, também sem perfeição pois o resultado será bem rústico.

Em uma tigela, coloque as batatas e as cenouras picadas e despeje um pouco de óleo, cerca de duas a três colheres de sopa. Com as mãos, misture e massageie bem o óleo nos legumes e se precisar, acrescente um pouco mais de óleo. O importante é todos os pedaços estarem cobertos de óleo, mas sem exagero.

Coloque os pedaços lado a lado em uma assadeira, se possível formando apenas uma camada de legumes. Leve ao forno pré-aquecido a 220° por cerca de 1:15h, aumente para 240° e deixe por mais 20 minutos. Veja se elas estão bem sequinhas e crocantes e se preciso, deixe um pouco mais no forno (cerca de 20 minutos adicionais devem ser suficientes, mas nesse caso, a 220° para evitar que elas queimem). O tempo de forno varia de acordo com o tamanho dos pedaços.

O truque para que elas fiquem perfeitamente crocantes é salgar e colocar os temperos somente depois de tiradas do forno. E a segunda técnica é fazer isso imediatamente. Tirou do forno, coloca sal, páprica e a mistura para chimi churri.

Assei no forno à gás nessas temperaturas, mas acho o meu forno um pouco fraco. Se você fizer em forno elétrico, asse a 200° e aumente para 220° no final.