Como a Nutrição Pode Ajudar na Compulsão Alimentar


Comer por ansiedade tendo ou não um diagnóstico de Compulsão alimentar sempre tem causa multifatorial. A ingestão de alimentos é regulada por 2 vias: Via homeostática, fisiológica, motiva a comer evitando depleção das reservas; Via hedônica, é o comer por emoção normalmente requer alimentos de alta palatabilidade.
Quanto a nutrição o que pode estar relacionado a comportamentos de compulsão e comer por ansiedade são: 👉🏻Stress e Ansiedade há alteração hormonal, aumenta a dopamina e baixa serotonina o que faz mais busca pelo comer emocional, via hedônica fica mais estimulada. 👉🏻Sono de baixa qualidade pois compromete o balanço hormonal 👉🏻Baixa hidratação – É comum confundir sede com fome e cair em descontrole. 👉🏻Consumo errado de carboidratos faz desequilíbrio hormonal da insulina que pode fazer com que a pessoa fique com mais vontade de comer o tempo todo e em algum momento se descontrolar. 👉🏻Açúcar, Sal, Farinha de trigo, Glutamato monossódico, fazem efeito de droga no cérebro. A pessoa perde a capacidade de controle na ingestão e no reconhecimento do sabor. 👉🏻Dietas restritas ou desajustadas não nutrem o corpo adequadamenteque ca e alteram os hormônios trazendo desequilíbrio nas escolhas alimentares. 👉🏻Intestino com disbiose, a pessoa não absorve nutrientes corretamente, isso gera mais vontade de comer. Há menor produção de serotonina aumentando compulção, há maior resistência a insulina que causa principalmente maios vontade de carboidratos e açúcar. 👉🏻Corpo mais inflamado faz alteração hormonal ( alteração de dopamina e serotonina, insulina, leptina e grelina = tudo contribuindo para um aumento do consumo alimentar de forma mais inconsciente.
Resumindo, a Compulsão tem muita relação com balanço hormonal. Hormônios em equilíbrio precisam de rotina, nutrientes, sono de qualidade e microbiota saudável. Então se agirmos nessas frentes poderemos ajudar no controle do comer por ansiedade.

Listei aqui o que na nutrição podemos fazer para ajudar nessa situação. 👉🏻Alimentação precisa ser ajustada e nutritiva. A escolha dos carboidratos precisa ser
adequada. 👉🏻O consumo de alimentos mais amargos (rúcula, agrião,radicchio, couve etc) pode ajudar. Fazem comando no cérbero levando ao maior controle do comer emocional. 👉🏻Intestino precisa estar saudável. Fazer modulação intestinal é essencial. 👉🏻Consumir alimentos como quinoa, lentilha, ervilha, banana e nozes é importante, são
ricos em triptofano que é um aminoácido precursor da serotonina que também precisa
estar equilibrado. 👉🏻Consumir alimentos ricos em magnésio (semente de abobora e girassol, abacate,
amêndoas, iogurte natural, espinafre) para ajudar na formação de neurotransmissores e ter mais ação antiinflamatoria. 👉🏻Chocolate amargo 70% ou mais , pode ser um alimento coringa – contém substâncias
que aumentam a liberação do hormônio do bem estar (serotonina) e tem ação
antioxidante que neutralizam os radicais livres 👉🏻Matcha – contém L-theanina que é uma substância fitoterápica importante para o
controle da ansiedade. 👉🏻Hidratação adequada, Corpo hidratado = corpo equilibrado. 👉🏻Chás: Tulsi, Licorice, Açafrão, melissa, camomila podem ajudar na ansiedade e gerenciamento do estresse. 👉🏻Suplementação com nutrientes e fitoterápicos também pode ajudar, mas precisa ser personalizada a cada indivíduo.