Efeito sanfona pode ser perigoso para sua saúde


 

efeito-sanfona

Em primeiro lugar ficar no esquema engorda-emagrece-engorda-emagrece  mexe muito com a características do organismo. Ao engordar as células de gordura aumentam tanto em quantidade quanto em volume. Uma vez aumentando em quantidades elas irão ficar ali. Não vão embora caso a pessoa emagreça, apenas desincham. E isso faz com que o individuo desenvolva uma maior facilidade para engordar em sequencia. Se temos dois indivíduos, cuja única diferença é que um já foi obeso e emagreceu, ele terá mais células de gordura e terá mais facilidade para engordar se comer em excesso. É mais fácil inchar um célula de gordura do que produzir novas. Cada vez que se engorda além de inchar as células de gordura já existentes, sempre produzimos mais algumas.

Outro ponto é que este engorda-emagrece- engorda-emagrece prejudica muito a nutrição correta da células , isso por que no período que a pessoa está buscando por emagrecer ela normalmente faz uma dieta restritiva, errada e bem pobre em nutrientes e quando engorda libera os alimentos que deveriam ser evitados por fazerem mal a saúde e não nutrirem em nada, o que chamamos de alimentos com calorias vazias. Nesta situação a célula fica mal nutrida e assim e as funções orgânicas e hormonais ficam alteradas trazendo prejuízo a saúde do individuo. Surgem além de sobrepeso, sintomas desagradáveis e problemas de saúde.

 

Então quando se quer emagrecer precisamos em primeiro lugar procurar um profissional nutricionista capacitado a entender seu corpo, seu funcionamento e comportamento para então ele traçar um plano de ação eficiente que irá nutrir o seu corpo em primeiro lugar da forma como ele precisa ser nutrido e então emagrecer com eficiência, sem retorno.