Nosso intestino é muito importante e pode favorecer ou impedir a entrada de nutrientes, fotoquímicos e de substâncias capazes de prejudicar nossa saúde. Se a parede do intestino estiver saudável, os nutrientes serão bem absorvidos e as toxinas presentes nas fezes não conseguirão passar para corrente sanguínea. O contrário acontece quando suas paredes estiverem danificadas e as bactérias em desequilíbrio. Quando essas duas situações ( aumento de permeabilidade e desequilíbrio de bactérias) estiverem presentes, está instalado o que chamamos de Disbiose. Ela é um estado ameaçador e favorece o aparecimento de doenças, como obesidade, depressão, auto imunes, dermatites etc.
Os sinais
relacionados são: intestino preso ou muito solto, gases, indigestão, náuseas, estufamento, dores abdominais, cansaço excessivo, energia ruim, humor alterado entre outras.
Sabemos que a disbiose é uma facilitadora do aparecimento de inúmeras doenças, com bactérias maléficas em maior quantidade não absorvemos nutrientes e geramos mais infamação no organismo.
O que leva um individuo a fazer disbiose são principalmente seus hábitos alimentares e outros fatores como uso indiscriminado de analgésicos, antibióticos e anti-inflamatórios; laxantes em excesso, disfunção do fígado e do pâncreas, alimentos industrializados e químicos em geral.