Saúde do intestino


Porque um órgão que a princípio só serve para eliminar resíduos é tão importante e merece tanta atenção?

O nosso intestino tem relação direta com nossos sistemas imunológico, metabólico, fisiológico, cerebral e funcional do nosso organismo.

Antes de tudo em um acompanhamento nutricional, é muito importante tratar o intestino. Algumas relações que ele está presente:

Intestino e Defesa

Mais de 80% das reações imunológicas tem sua origem no intestino que garante uma barreira  contra agentes patogênicos e contra frações de proteínas má digeridas que podem ser reconhecidas como substâncias estranhas. A experiência mostra que pessoas que não apresentam esta barreira intestinal integra, apresentam maior índice de inflamação no organismo o que leva a incidência de sintomas desagradáveis e até patologias.

Intestino e Cérebro

Se você quer ter um funcionamento cerebral eficiente e  raciocínio de qualidade, você deve se preocupar com o funcionamento do seu intestino. O intestino está relacionado ao nosso estado mental e também as nossas preferencias alimentares. O intestino contém muitos neurônios e produz hormônios relacionados as suas funções. Um exemplo, a serotonina, um neurotransmissor que está associado ao nosso humor, disposição, pensamentos positivos é fabricada e armazenada em sua maior parte no intestino. Além dela o intestino fabrica e utiliza mais de 30 neurotransmissores, substâncias envolvidas na transmissão e processamento das informações pelos neurônios e essas ações só acontecem dentro de um intestino integro e saudável.

Intestino e Emagrecimento

Para que um emagrecimento aconteça de forma eficiente, é fundamental que a microflora do seu intestino esteja integra e saudável. Quando nossa flora intestinal está alterada alteramos também a produção de hormônios importantes para o metabolismo e controle de apetite e interferimos na absorção de nutrientes responsáveis por fazer o nosso metabolismo girar.