Intolerância Alimentar, entenda aqui.


A comida pode ser o nosso medicamento mais poderoso ou motivo para uma doença.

Algumas pessoas que consomem uma alimentação saudável e ainda assim apresentam sintomas ruins podem estar lidando com uma sensibilidade subjacente aos alimentos. Isso pode fazer com que mesmo alguns dos alimentos mais saudáveis causem inflamação em seu corpo e sintomas digestivos desconfortáveis.

Os sintomas da intolerância alimentar surgem algum tempo depois da ingestão do alimento em que o indivíduo possui dificuldade em digerir corretamente. Os sintomas mais comuns de intolerância alimentar são:
Diarreia ou prisão de ventre ou alternância entre eles;
Barriga inchada;
Gases;
Enjoo;
Vômito;
Dor abdominal- cólicas intestinais.
Mas além destes sintomas a intolerância alimentar pode com o passar do tempo gerar outros sintomas tais como:
Dor de cabeça;
Enxaqueca;
Dificuldade em emagrecer;
Depressão;
Acne.

A razão por trás das sensibilidades pode ser mais difícil de identificar. Algumas pessoas podem até comer pequenas quantidades desses alimentos e nem sempre apresentam sintomas. Quando os sintomas ocorrem, eles são muito menos graves do que alergias, mas podem ser debilitantes e incluem enxaquecas, dermatites, inflamação, problemas digestivos, inchaço, aumenta facilidade de desenvolver doença auto imune, por exemplo.

“Toda doença começa no intestino” já dizia Hipócrates. Quando seu microbioma está enfraquecido, pode levar a uma inflamação aumentada e a uma cascata de outros problemas de saúde, incluindo intolerâncias e sensibilidades alimentares. Por exemplo, quando seu intestino está comprometido, como na permeabilidade intestinal, moléculas maiores acabam passando pelo intestino até a corrente sanguínea. Isso pode fazer com que o sistema imunológico reaja e desencadeie inflamação em todo o corpo. Quando isso acontece, o sistema imunológico pode acabar reagindo a qualquer alimento que passa, mesmo saudável.

No geral, pode levar cerca de seis meses para reduzir os anticorpos de inflamação autoimune de apenas uma refeição contendo glúten. Muitos fatores influenciam a saúde intestinal – como medicamentos, alimentos inflamatórios, estresse ou deficiências nutricionais. Geralmente podemos ver pequenas melhorias a cada mês de alimentação saudável e equilibrada, mas geralmente leva cerca de dois anos completos para alcançar mudanças visíveis e sustentáveis. O intestino adulto leva de 18 a 24 meses para se curar completamente. Lembre-se que esta é uma jornada – e não uma corrida. O que levou anos para causar danos também levará tempo para reparar. E uma vez que 80% do seu sistema imunológico é encontrado em seu intestino, faz sentido que, ao curar seu intestino, você poderia reverter as sensibilidades.

Diagnóstico da intolerância alimentar
Para o diagnóstico da intolerância alimentar o médico poderá sugerir que o indivíduo faça o teste da provocação, isto é, coma o alimento e observe se os sintomas aparecem ou não e então o retire da alimentação para verificar se os sintomas desaparecem. Mas uma outra forma de diagnosticar a intolerância alimentar é através de exames específicos que avaliam a mediação do IgG no sangue. Na clinica fazemos um que avalia 56 alimentos.