Outubro Rosa – Nutrição e Câncer de Mama


Câncer tem causa multifatorial. Podemos ter nossa genética voltada para um desenvolvimento futuro porém, o meio em que vivemos, como vivemos, como sentimos , como nos comportamos, como nos alimentamos, como nos exercitamos, como cuidamos do nosso organismo como um todo, podem refletir ou não no desenvolvimento do câncer. E sabemos que mesmo se temos uma genética favorável ao desenvolvimento do câncer podemos silencia-la via hábitos e atitudes do nosso dia dia.

A alimentação e a nutrição inadequadas são classificadas como causa importante no surgimento de câncer. Fatores bem mostrados quanto ao aparecimento de câncer de mama são o excesso de bebida alcólica e sobrepeso e obesidade. Estar acima do pesa e com mais gordura corporal aumenta o risco de câncer de mama. A literatura reconhece que os fatores dietéticos representam cerca de 30% das causas de câncer, sendo somente superado pelo tabaco. Portanto, a gênese e progressão do câncer de mama parecem estar extremamente relacionadas a hábitos alimentares sim.

Acredito que priorizar o auto cuidado em todos os sentidos seja a melhor forma de prevenir doenças. Estarmos atentos a nossa alimentação fazendo escolhas saudáveis, praticar exercício que gostamos, domir bem e horas suficientes, cultivar bons sentimentos, aliviar as preocupações entre outros. E considerando a alimentação, sabemos que temos muitos alimentos com ação quimiopreventiva e anticâncer.  A quimioprevenção, por meio dos alimentos funcionais, emerge como um promissor instrumento no controle do câncer de mama, através de prováveis mecanismos de ação anticarcinogênicos, antioxidantes, antiinflamatórios, anti-hormonais, antiangiogênicos, dentre outros.

Uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras  e pobre em alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer e bebidas açucaradas, podem prevenir de 3 a 4 milhões de casos novos de câncer a cada ano no mundo.

Alguns exemplos já bem documentados são o tomate, rico em licopeno. Uva vermelha ou preta, rica em resveratrol. Cítricos fontes de polifenóis e terpenos.
Vegetais como a couve, couve-flor, brócolis, repolho e nabo são ricos em glicosinolatos, podem reduzir o risco de câncer de mama, e devem ser consumidos crus ou pouco cozidos para melhor disponibilidade. Açafrão da terra Rico em curcumina, um potente antioxidante e anti-inflamatório. Azeite de oliva extravirgem, chá verde, suco de romã, alho, cacau, framboesa, amora, mirtilos linhaça, castanhas entre outros já foram também associados . A verdade é que do meu ponto de vista os alimentos provindos da natureza e consumidos da forma mais natural possível sempre vão trazer algum beneficio a nossa saúde.

Coloco aqui uma lista de atitudes que considero importantes para nos proteger de um câncer de mama:

– Consuma, diariamente, um mínimo de 5 porções de frutas e vegetais variados, prefira os orgânicos, sempre que possível.

– Use alimentos naturais e integrais com o mínimo de processamento industrial;
– Inclua no cardápio diário: grãos, sementes e cereais integrais -trigo, cevada, aveia, linhaça, arroz integral, arroz selvagem, grão de bico, lentilhas, feijões e ervilhas;
– Carne deve ser consumido com moderação

– Faça refeições vegetarianas saudáveis
– Não utilize gorduras ruins como as industrializadas e óleos refinados.  Prefira azeite extravirgem.

– Utilize temperos naturais, alho, cebola, gersal (sal com gergelim), ervas aromáticas e especiarias naturais, frescas ou secas (tomilho, manjericão, coentro, hortelã, erva-doce, cominho, pimentas, curry e outras);
– Controle e mantenha seu peso corporal

– Pratique exercícios

Alimentos para evitar: 

Refrigerantes, é química junto com açúcar. Não tem como ser bom para nada.

Alimentos industrializados, pois são muito adicionados de conservantes. E nos dias de hoje as opções são muitas e de fácil acesso. Cuidado.

Frios e embutidos em geral (Salsichas, salames e defumados). Possuem agentes pró câncer.

Açúcar (e atenção pois o açúcar está presente em muitos alimentos).Açúcar é o que alimenta uma cécula tumoral e faz com que ela fique forte e cresça. O excesso é extremamente prejudicial a saúde.

Lácteos em excesso, principalmente os associados a açúcar como cremes, sorvetes por exemplo. Pode trazer uma alteração hormonal que facilita o aparecimento do câncer.

Possui agentes pró câncer.

Frituras .Possuem agentes pró câncer.

Farinhas refinadas, principalmente a de trigo e alimentos preparados com ela. Em excesso tem o mesmo efeito do açúcar.