Para emagrecer é preciso dormir bem


Uma boa noite de sono controla a fome e aumenta a saciedade ao longo do dia. O sono está no mesmo patamar de importância da alimentação equilibrada. Dormir bem não só ajuda a manter um peso ideal e estável como também garante melhor qualidade de vida.

A privação de sono interfere na imunidade no funcionamento do organismo e traz acumulo de gordura. O que acontece em quem dorme pouco é uma desbalanço hormonal.

O cortisol,  hormônio liberado quando vivemos uma situação de estresse, tem como uma de suas ações estocar gordura no corpo. Ele fica muito mais presente  em pessoas que dormem pouco já que para se manter acordado durante a noite, nosso organismo passa por alterações hormonais e interpreta a vigília como se fosse uma ameaça.

A grelina, hormônio sintetizado no estômago, é responsável por regular o apetite, muita grelina é sinal de mais apetite e em uma noite mal dormida em sequencia ela aumenta e aciona o alarme da fome.

Há também uma alteração no funcionamento de uma hormônio chamado leptina responsável pela saciedade. Ele tende aficar com seu funcionamento mais resistido o que atrapalha na saciedade no dia seguinte.

Ainda tem a questão da melatonina, que é um hormônio liberado para induzir o sono, se temos muitos estímulos antes de dormir sua liberação pode ser prejudicada e em sequência  o sono também. Além da melatonina ser necessária para um melhor sono, sua liberação tem relação também com a liberação de GH noturno, hormônio responsável pela qualidade da nossa massa muscular o que é muito importante para se ter um metabolismo ativo e saudável.

Não dormir bem atrapalha diretamente seu funcionamento hormonal e consequentemente seu comportamento metabólico e alimentar. Durma bem!!