Quais são as gorduras boas e seus benefícios


Os alimentos fontes de gordura são normalmente temidos pelas pessoas. A associação feita é simples, se o alimento tem muita gordura ela engorda, certo? Errado!!!

O que engorda são os maus hábitos alimentares e não um único alimento. E aí eu aproveito para falar dos alimentos ricos em gorduras boas, ou seja, alimentos que apesar de serem ricos em calorias devido ao seu teor de gordura, apresentam efeitos benéficos à saúde.

Existem gorduras que fazem mal e engordam bastante, porém existem também as boas. Elas podem ser classificadas de acordo com o tamanho da cadeia de carbono, nível de saturação, forma e técnica de hidrogenação, e isso influencia muito em como irão agir no nosso organismo. As boas normalmente são ricas em ácidos graxos – ômegas 3, 6 e 9 e vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K).

Não tenha medo das gorduras boas, primeiro entenda quem são elas e o que elas fazem no nosso corpo. Elas são importantes e têm benefícios!

E quais são as gorduras boas?

Alguns exemplos de gorduras boas são: azeite de oliva extravirgem, castanhas, nozes, amêndoas e seus óleos, sementes como chia e seu óleo, linhaça e seu óleo, gergelim e seu óleo, coco e óleo de coco, abacate e óleo de abacate, açaí, manteiga guee, alguns peixes como sardinha, atum, salmão, arenque, enfim temos bastante opções.

Não tire gorduras boas da sua vida e não tema a presença delas, pois elas são essenciais à manutenção da integridade e saúde, além de serem necessárias todos os dias.

Gorduras saudáveis trazem saúde cardiovascular e ajudam a emagrecer, ajudam a controlar o peso de forma saudável, são ingredientes para formação hormonal, trazem integridade à nossa pele e as células dos nossos orgãos, melhoram a capacidade de funcionamento cerebral, aumentam saciedade ajudando no controle do apetite e melhoram a qualidade intestinal.